Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, No 6 (2017)

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ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS: REFLEXÃO DAS PRÁTICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Andiara dos Santos Araújo, Klayton Santana Porto

Resumo


O presente artigo foi desenvolvido a partir das experiências vivenciadas na disciplina de Ciências da Natureza em uma turma do 7º ano matutino durante o Estágio Supervisionado nas séries finais do Ensino Fundamental, em uma escola pública e do campo, a Escola Municipal Rui Barbosa, situada na cidade de Souto Soares-BA. Desse modo, este artigo teve como objetivo retratar a inserção, o planejamento, observações, regências, avaliações e as oficinas realizadas na escola durante o período de estágio, como forma de discutir acerca do papel do estágio no processo de formação inicial de professores de ciências da Educação do Campo. As experiências desenvolvidas envolveram ocasiões individualizadas de aprendizagem e formação. Tais atividades aconteceram a partir de observações participantes, elaboração de plano de trabalho e preparação pedagógica para as interferências didáticas. O artigo traz descrições das ações realizadas na escola, além de reflexões sobre as metodologias e práticas utilizadas em sala de aula. Desse modo, concluímos, a partir desse estudo, que o estágio provê subsídios e conhecimentos imprescindíveis à prática docente, pois este é parte fulcral do nosso processo de formação, sendo este o artifício que nos permite uma interação mais próxima com o cotidiano e as vivências escolares, sobretudo quando tratamos da Educação do Campo.

Palavras - chave: Educação do Campo. Estágio Supervisionado. Formação de Professores.

 


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