Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, No 6 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

FORMAÇÃO DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS: DIÁLOGOS SOBRE A ORGANIZAÇÃO DE CICLO NO CONTEXTO DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NA BAHIA

Anita dos Reis de Almeida, Luzinete Barbosa Lyrio, Nadja Maria Amado de Jesus

Resumo


A compreensão sobre a organização pedagógica na modalidade de Ciclo de Aprendizagem é fundamental para efetivação da política de ampliação do Ensino Fundamental de Nove Anos. Nesse contexto, os conteúdos que subsidiam a estruturação do ciclo ainda se constituem em conhecimentos a serem democratizados, sobretudo, junto aos profissionais que atuam no desempenho do trabalho de coordenação pedagógica nas escolas de Ensino Fundamental.  Considerando o avanço no processo de municipalização da matrícula do Ensino Fundamental na Bahia e as determinações de institucionalização e fortalecimento do regime de colaboração no âmbito da Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional(LDBEN)nº 9.394/96, e do Plano Nacional de Educação (PNE), Lei nº 13.005/2015, foi implementada como política de colaboração entre sistemas de ensino na Bahia, a ação de Formação de Coordenadores Pedagógicos (CP), vinculada a política de formação de professores alfabetizadores com ênfase na difusão de conhecimentos fundantes à compreensão da concepção de ciclo. Nesse cenário, a partir do levantamento bibliográfico e do exame dos documentos e registros do Programa, buscou-se analisar a experiência de formação de coordenadores pedagógicos implementada no período de 2015 a 2016 e identificar em que medida ela contribui para a difusão do conhecimento sobre ciclo de aprendizagens. Conclui-se o estudo reconhecendo a relevância da ação, mas a necessária continuidade do processo formativo dos coordenadores pedagógicos, objetivando o aprofundamento cada vez maior sobre os fundamentos teórico-metodológicos que orientam a instituição do ciclo básico de aprendizagens.

Palavras-chave: Ciclo Básico de Aprendizagens. Formação de Coordenadores Pedagógicos. Programas de Alfabetização.


Texto Completo: PDF