Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, No 6 (2017)

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ENSINO DE SOCIOLOGIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A SENSIBILIZAÇÃO SOCIOLÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTÁGIO CURRICULAR NAS ESCOLAS PÚBLICA ESTADUAIS NO SUDOESTE BAIANO

Valdívia Araújo

Resumo


Este texto trata sobre o Programa Ensino Médio Inovador PROEMI, um programa do governo federal instituído em 2009, visando apoiar as Secretaria de Estado de Educação na melhoria de ações que fomentem a educação integral no ensino médio regular por meio da reestruturação do currículo nas instituições escolares. Em 2012, o Estado do Pará implementou o PROEMIem 03 de seus municípios. A pesquisa teve como objetivo refletir sobre a trajetória daEducação Integral e o Programa Ensino Médio Inovador como política indutora no Estado do Pará no sentido de ampliar o debate quanto ao caminho percorrido pela educação integral no contexto público estadual e o desdobramento desta política educacional. Foi realizada com base em documentos governamentais: INEP (2016), Portaria nº 971/2009, Pacto pela Educação no Pará (2013), Plano de Educação Integral da Rede Estadual de Ensino (2013), Plano Estadual de Educação (2015/2025) e o Plano Nacional de Educação (2014/2024). Os resultados apontam a necessidade de uma análise profunda na avaliação de programas e projetos que são ações de uma política educacional, a necessidade de um diálogo interdisciplinar o envolvimento a comunidade escolar nas decisões que envolvem as ações na escola.No entanto, a educação integral se apresenta como possibilidade de promover uma educação transformadora na implementação de uma política educacional de Estado.

 

Palavras-chave: ProEMI; Ensino Médio, Educação Integral.


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