Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, No 6 (2017)

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TAREFA DE CASA E CICLO DE FORMAÇÃO HUMANA: BREVES APROXIMAÇÕES

Elis Ferraz Matos, Edna Furukawa Pimentel

Resumo


Este artigo tem como objetivo identificar que papel ocupa a tarefa de casa na prática pedagógica de duas professoras que atuam no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental em uma escola do município de Vitória da Conquista. O objetivo foi identificar se essa atividade prescrita para ser realizada fora do período escolar está sendo planejada, corrigida e retomada como importante elemento no processo de ensino-aprendizagem e até que ponto a proposta educacional do Ciclo de Formação Humana tem influenciado a dinâmica adotada pelas professoras em relação a tarefa de casa. Nesse sentido, foi realizada uma investigação qualitativa, pautada na análise de observações e entrevistas. Por meio desta pesquisa, observou-se a necessidade de as professoras terem um olhar mais cauteloso em relação à atividade para casa, pois foi perceptível a falta de clareza teórico-metodológica em suas falas. Constatou-se uma mescla de metodologias e procedimentos adotados para a prescrição dos exercícios a serem realizados fora da escola, aproximando-se tanto de teorias consideradas tradicionais, quando aproximações com a perspectiva construtivista. Porém, ficou nítida a importância de tal prática pedagógica, pois se constatou que apesar das dificuldades, as professoras se esforçam para que essa atividade colabore no processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

Palavras-chave: Ciclo de Formação Humana. Construtivismo. Tarefa de casa.

 


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