Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, No 6 (2017)

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O CONSELHO ESCOLAR COMO POTENCIALIZADOR DA CIDADANIA NA GESTÃO DEMOCRÁTICA: A COMPREENSÃO DE QUATRO GESTORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE BELO HORIZONTE

Estefânia de Souza Alves dos Santos, Kelly Cristina Alves de Freitas, Márden de Pádua Ribeiro, Mariele Aparecida Vieira Abreu, Roxanne Suellen Nascente Ferreira

Resumo


A presente pesquisa, fruto e um grupo de estudo e pesquisa de curso de Pedagogia de instituição privada de Belo Horizonte, tem como temática o Conselho Escolar em uma perspectiva democrática de gestão escolar pública. Para isso, buscou compreender a percepção que gestores possuem a respeito desse órgão em suas escolas. Acredita-se que o Conselho é um mecanismo fundamental nas escolas públicas na medida em que potencializa a cidadania dos sujeitos que dele participam. Além do mais, é garantido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional como um elemento obrigatório nas escolas públicas e que precisa contar com a participação da comunidade escolar. Sendo assim, é pertinente pesquisar a noção que estes gestores possuem a respeito da importância do Conselho como um meio para garantir o pleno envolvimento coletivo dos sujeitos na escola. A metodologia da pesquisa é qualitativa e utilizou entrevistas semiestruturadas como técnica de coleta de dados. A pesquisa se embasa em teóricos que defendem o Conselho como um potencializador da cidadania, através de participação efetiva, via voto, de todos os componentes que o compõem, sem distinção hierárquica nas tomadas de decisões. Foi possível perceber captar como os gestores concebem a importância deste órgão em suas escolas, bem como analisar os assuntos mais discutidos e como compreendem a dimensão da participação dos membros.

Palavras-chave: Cidadania. Conselho Escolar. Gestão democrática.

 


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