Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, No 6 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ABORDAGEM DO CONTEÚDO INTERAÇÕES ECOLÓGICAS NO CONTEXTO DO PIBID: UTILIZANDO UMA ATIVIDADE PRÁTICA COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Ianara Trindade Damasceno, Monara Silva Guimarães, Nádia Amorim Pereira, Obertal da Silva Almeida

Resumo


Apesar de ser considerada uma disciplina extremamente importante pra conscientização científica do individuo, a biologia ainda enfrenta muitos entraves na sua abordagem. A fim de contornar alguns desses entraves podemos lançar mão de estratégias que possam facilitar o processo de ensino e aprendizagem da maioria dos conteúdos. O objetivo desse trabalho é relatar uma atividade prática aplicada no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência (PIBID) por um grupo de bolsistas do subprojeto de biologia no Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães de Itapetinga-BA.  A atividade intitulada Interações Ecológicas foi aplicada em três turmas de 1º ano do ensino médio, do turno vespertino. Os alunos se dividiram em seis grupos e cada grupo ficou sob a supervisão de um bolsista. Cada bolsista fez uma pequena explanação sobre um tipo de bioma brasileiro para o seu grupo, e em seguida os grupos receberam um envelope contendo plaquinhas com nomes de animais oriundos de cada bioma, sinais de positivo e negativo, nomes de tipos de interações ecológicas e setas feitas com cartolina e barbante. Os alunos deveriam montar uma teia alimentar onde as pontas das setas deveriam apontar para o animal que seria a presa e os sinais iriam dizer se aquela relação era harmônica ou desarmônica. Ao final da montagem, cada grupo deveria socializar a sua teia com os colegas. Os alunos se mostraram muito interessados durante o decorrer da atividade. A aplicação dessa atividade fez uso de matérias de baixo custo e pode ser reproduzida com muita facilidade.

Palavras-chave: Aula prática. Interações ecológicas. PIBID.


Texto Completo: PDF