Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, No 6 (2017)

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PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES

Ionara da Paixão Tavares Nascimento, Gleydson da Paixão Tavares

Resumo


A escola é uma instituição social que deve está preparada para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, para efetivamente cumprir seu papel principal que é a formação do cidadão. A organização do trabalho pedagógico de uma unidade de ensino depende da elaboração de um Projeto Político Pedagógico (PPP) que atenda aos níveis político e administrativo, que reflita a realidade e atenda às reais necessidades da escola e que tenha como princípios flexibilidade, integração, autenticidade e sistematização. Este estudo analisa o projeto político pedagógico a partir da visão dos professores de uma instituição pública de ensino. A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativo e de natureza aplicada, pois, os conhecimentos produzidos poderão servir para a solução de problemas específicos do objeto do estudo. Os dados foram coletados através de ferramentas quali-quantitativas, por meio da transcrição de um questionário estruturado, composto por 10 questões, aplicado a professores que atuam no segundo segmento do ensino fundamental, de uma escola da rede pública municipal, do extremo sul da Bahia. Os resultados da pesquisa revelaram que apesar dos professores terem consciência da importância do projeto político pedagógico, precisam ter uma maior compreensão do papel do PPP na unidade de ensino.

Palavras-chave: Escola. Professor. Projeto Político Pedagógico.


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