Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, No 6 (2017)

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EVASÃO E PERMANÊNCIA EM CURSOS DE LICENCIATURA DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS: URGÊNCIA NA EFETIVAÇÃO DE ESTRATÉGIAS CAPAZES DE FAVORECER A PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES

Jaqueline Trindade Araújo, Daisi Teresinha Chapani

Resumo


Nesse artigo, discutimos os fatores que levam a evasão e as ações para o enfrentamento desse problema a partir de duas perspectivas: uma geral, construída por meio de uma revisão de literatura sobre o assunto, e outra mais específica, a partir de dados estatísticos e de análise documental, com relação ao curso de licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Jequié. Os resultados demonstram que, apesar de existirem propostas governamentais voltadas para a minimização da evasão esse fenômeno é bastante visível nas IES. Assim, é preciso que haja maior investimento na criação e implementação de políticas públicas capazes de combater a evasão, favorecendo que os estudantes permaneçam em seus cursos até a diplomação.

Palavras-chave: Evasão. Permanência. Políticas Públicas

 


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