Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, No 6 (2017)

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GESTÃO DEMOCRÁTICA EM UMA ESCOLA DE GUANAMBI – BAHIA

Jayne de Araújo Costa, Stephanie Ellen de Almeida Moraes Batista, Priscila Teixeira da Silva

Resumo


O presente trabalho tem como objeto de estudo a gestão democrática, analisada em uma escola pública no município de Guanambi, Bahia. Levando em conta todos os princípios e leis que regem tal gestão fizemos um estudo fundamentado em teóricos como Lück (2000, 2007, 2008, 2009, 2015); Libâneo (2004); Veiga (1997); Ferreira (2000); Paro (2001); Züng (1984). A pesquisa visa abordar a necessidade que se faz de uma gestão educacional baseada no diálogo, onde os envolvidos no processo educativo sintam-se integrados, a partir da participação nas tomadas de decisões do dia-a-dia escolar. A pesquisa apresenta os entraves que se pode encontrar no processo da democratização da gestão. Realizamos uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, utilizando de observações, entrevistas e questionários. No decorrer da pesquisa podemos constatar que somente através de ações que possibilitem a participação de toda comunidade escolar, descentralizando o poder da gestão, trazendo a ideia do coletivo no processo educativo, é que a gestão torna-se democrática.

Palavras-chave: Comunidade Escolar. Gestão Democrática. Participação.


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