Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, No 6 (2017)

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CONSELHO GESTOR COMO FERRAMENTA DE GESTÃO E SUA APLICAÇÃO NO IFNMG CAMPUS ALMENARA

João Leandro Cássio de Oliveira, João Francisco Sarno Carvalho, Carlos Anderson Oliveira Silva, João Ramon Alves Costa

Resumo


Este trabalho tem como objeto de estudo a Gestão do IFNMG, no caso específico do Conselho Gestor do Campus Almenara. A lei nº 11.892 de 2008 em seu artigo sexto definiu os Institutos Federais de Ensino Técnico e Tecnológico, como Instituição de Ensino com a finalidade de ofertar educação profissional e tecnológica em todos os níveis e modalidades e promover a integração e a verticalização da educação profissional, desde a educação básica até a educação superior, otimizando a infraestrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão. O IFNMG como uma entidade educacional, busca aplicar uma forma de gestão mais participativa, assim o presente trabalho traz a seguinte problematização: Como se dá a efetivação do Conselho Gestor no Campus do IFNMG em Almenara? O trabalho tem por objetivo fazer a descrição completa do modelo de gestão praticado no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais em Almenara, pretendendo especificamente, analisar se a gestão deste campus está caminhando em direção à gestão centralizada ou democrática, a funcionalidade deste conselho perante a gestão do campus e fortalecer a discussão de um modelo de gestão baseado na descentralização. A metodologia é caracterizada como descritiva e foi realizada a partir de levantamento documental e bibliográfico. Podemos concluir que o IFNMG em Almenara está caminhando cada vez mais para a prática de uma gestão participativa e democrática.

Palavras-chave: Gestão Democrática. Gestão Gerencial. Institutos Federais.

 


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