Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, No 6 (2017)

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ESTUDO DE CASO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA NUCLEADA DE SAMBAITUBA – ILHÉUS

Pascoal João dos Santos, Selma de Carvalho Leão

Resumo


O presente artigo discute sobre o Projeto Político Pedagógico da Escola Nucleada de Sambaituba, situada no município de Ilhéus, com o fito de saber se éum mecanismo educacional para uma gestão democrática e participativa na escola. Essa pesquisa foi realizada durante o Mestrado em Educação Profissional pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC e teve como objetivos verificar se a comunidade escolar compreende a diferença entre Educação do Campo como política pública e Educação do Campo como política emancipatória; identificar as especificidades contidas em um Projeto Político Pedagógico para uma escola do campo que tenha como pressuposto teórico a emancipação humana. Para a realização do intento postulado, partimos para a análise documental, da legislação e da literatura em educação, especialmente da Educação do Campo. Além disso, aplicamos questionário e entrevista semiestruturada para os sujeitos da pesquisa: docentes, discentes, funcionários, pais e gestores da comunidade escolar. O produtodesse trabalho visa promover a atualizaçãoProjeto Político Pedagógico, adequaçãoda literatura e da legislação em Educação do Campo com o envolvimento de todos os sujeitos que integram o contexto escolar.

Palavras-chave: Educação do Campo. Projeto Político Pedagógico. Emancipação humana.

 


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