Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, No 6 (2017)

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GESTÃO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE ITABUNA – BAHIA

Lisângela Silva Lima, Cândida Maria Santos Daltro Alves, Lizandra Silva Lima

Resumo


O artigo aborda a importância da gestão dos espaços públicos na educação Infantil. Apresenta reflexões acerca do desenvolvimento das crianças, visando então, resgatar as contribuições que emanam do espaço enquanto formador. Objetiva demonstrar por meio de pesquisa de campo, situar o espaço como unidade formativa que, em relação com o brincar, cuidar e o educar pode interferir diretamente no desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil. Para elucidar essas questões, buscou-se o referencial teórico, DORIS (2011), ZABALA (1998), FORNEIRO (1998), BIJOU; BAER, 1980);  (1980); TARALLI (2004) e FRISON (2008). Por intermédio dessa análise, defendemos que os espaços públicos de educação infantil, devem ser garantidos de forma que as crianças sintam-se pertencentes, enquanto indivíduo e coletividade, como um processo de caráter essencialmente pedagógico em distintos contextos da política educacional.

Palavras-chave: Educação Infantil. Gestão dos Espaços. Políticas Públicas.


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