Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, No 6 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

CURRÍCULO E DIVERSIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE GUANAMBI-BA: INDAGAÇÕES ACERCA DAS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS

Lizeni Pereira Alves, Dinalva de Jesus Santana Macêdo

Resumo


Este ensaio tem como propósito descrever as experiências vivenciadas como bolsista de Iniciação Científica (IC) no período de agosto de 2016 a julho de 2017, e os saberes adquiridos ao longo deste processo, descrevendo e analisando as práticas educativas dos primeiros anos do Ensino Fundamental, relacionadas à história e cultura afro-brasileira, indígena e quilombola, destacando os fatores que influenciam nesse processo. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa que foi realizado na Escola Municipal Vereador Sebastião Malheiros localizada em Mutãs, distrito de Guanambi/Ba. Vale destacar que a pesquisa na Educação Infantil será realizada na segunda fase de IC. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas com duas professoras, a diretora e a vice-diretora da escola. Procedeu-se também a análise do Projeto Político Pedagógico da Instituição, tendo como foco, as questões raciais. Para a análise e interpretação dos dados valeu-se da análise de conteúdo na modalidade temática, procurando identificar de que maneira o currículo escolar, o planejamento de ensino e os materiais didáticos abordam as questões étnico-raciais e indígenas além da relação da escola com a comunidade e os conhecimentos que os professores (as) e diretores (as) têm de África e de Quilombos. Ademais, apresenta os resultados alcançados e as contribuições para a minha formação acadêmica.

Palavras-chave: Currículo. Diversidade. Questões étnico-raciais.

 


Texto Completo: PDF