Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, No 6 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

INFÂNCIA E SOCIEDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE ATIVIDADE OBSERVACIONAL DE CRIANÇAS NA CIDADE

Luana Alves Ferraz, Ana Lúcia Castilhano de Araújo

Resumo


Este texto objetiva apresentar a experiência desenvolvida em uma disciplina do curso de graduação em Psicologia de uma universidade pública no interior baiano. A experiência desenvolvida foi observar crianças em seu próprio meio social, considerando a cidade como lugar de socialização e vivência infantil fundamental para a compreensão das infâncias no mundo contemporâneo. Apresentamos aqui o relato da observação com algumas reflexões sobre infância na cidade e ambiente social da criança, assim como aproximações e ponderações a partir das atividades desenvolvidas na disciplina de graduação intitulada Infância e Sociedade. A orientação para a realização da atividade, bem como para a problematização das observações partiram da sociologia urbana discutida na obra de Robert Park (1967). Algumas reflexões sobre o papel da observação, especialmente a do tipo aqui apresentado, também são discutidas no contexto de formação do psicólogo.

Palavras-chave: Formação do Psicólogo. Espaço urbano. Educação infantil.


Texto Completo: PDF