Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, No 6 (2017)

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O SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA: PARA ALÉM DO CUIDAR E EDUCAR

Marileide Moutinho Pamponet Lima, Flávia de Oliveira dos Santos, Adenilson Souza Cunha Júnior, Lady Daiana Oliveira da Silva

Resumo


O presente artigo tem como finalidade descrever a experiência do estágio supervisionado em Populações diferenciadas e Gestão em Educação do curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Que fora realizado em uma Unidade de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes, que tem por finalidade ofertar de Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes, no âmbito da política de Assistência Social. Estando situada no município de Itapetinga-BA. Após do período de observação na Unidade, onde se conheceu toda rotina dos acolhidos, foi elaborado e desenvolvido o projeto de intervenção compreendido em oficinas, projetos de saúde e higiene pessoal e ambiental. Além disso, constituíram importantes subsídios para o enriquecimento acadêmico adquirido ao longo da nossa formação. Assim como todo estudo realizado sobre a Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes, os resultados obtidos se deram a partir da vivência e conclusão de que o sistema de garantia de direitos e rede socioassistencial de atendimento precisa ser uma ação continua de forma a realizar e cumprir os pressupostos no Estatuto da Criança e do Adolescente, considerando que não se precisa de mais direitos, o que precisa é a sua efetivação.

Palavras-chave: Acolhimento Institucional. Cuidar. Educar.

 

 


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