Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, No 6 (2017)

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SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ANATOMIA HUMANA APLICADA PELOS BOLSISTAS DO PIBID: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Marcos Anjos de Moura, Ana Maria dos Santos Peruna, Matheus Saloes Freitas, Obertal da Silva Almeida

Resumo


O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência (PIBID) tem como objetivo inserir os estudantes de licenciatura na realidade da educação pública proporcionando aos alunos integrantes dinâmicas inovadoras que possibilitam trabalhar assuntos de grande complexidade como anatomia humana por apresentar uma infinidade de conceitos, órgãos e sistemas que relacionam entre si e de difícil associação da teoria com á prática. As sequências didáticas (SD) são alternativas pedagógicas utilizadas como atividade complementar das aulas de educação científica e vem se mostrando eficaz no processo de ensino e aprendizagem. Estas possuem um cunho avaliativo que possibilita a inserção de diversas atividades em sua aplicação conforme seus propósitos e suas características. No presente trabalho, descreveremos as tarefas desenvolvidas pelos bolsistas de iniciação á docência do Colégio Estadual Alfredo Dutra do município de Itapetinga-Bahia, em uma turma de 3º Ano A do ensino médio turno vespertino, durante o período de março e abril de 2017, tendo como objetivo relatar as experiências vividas na sala de aula. Os dados que sustentam este estudo foram coletados com um pré e pós-teste e confeccionado um torso humano com gesso de todos os sistemas do corpo humano. Faz-se necessário à implementação no cotidiano escolar, de métodos de avaliação que possibilitem o envolvimento do estudante na construção do seu próprio conhecimento, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais prazeroso, dinâmico e significativo.

Palavras-chave: Anatomia humana. PIBID. Sequência didática


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