Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, No 6 (2017)

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CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE TERMOQUÍMICA: UM ESTUDO DOS CONCEITOS DE ENERGIA, CALOR, TEMPERATURA E CALORIAS A PARTIR DO TEMA “ALIMENTOS”

Samaia Castro Coelho, Ludimila Thayane Paes Silva, Bárbara Katharinne Alves Borges Lessa

Resumo


A partir da temática “Alimentos”, trabalhou-se os princípios da contextualização no ensino de química em uma turma do 2° ano do ensino médio. O estudo permitiu tratar os conceitos científicos de calor, temperatura, calorias e energia, presentes no ensino de Termoquímica, a partir da energia dos alimentos. A metodologia utilizada segue os parâmetros de pesquisa qualitativa, descritiva e pesquisa-ação. Utilizou-se questionários para verificação dos conhecimentos prévios dos alunos em relação aos conhecimentos científicos. A seguir abordaram-se os conceitos científicos com aulas expositivas dialogadas e prática experimental. Ao analisar os dados, percebeu-se nos conhecimentos prévios prevaleceram as concepções trazidas do senso comum, e ao findar as atividades, aplicou-se um segundo questionário em que foi perceptível o avanço dos participantes ao relacionar contextualmente conceitos científicos trabalhados com vivências e aprendizagens cotidianas.

Palavras-chave: Conceitos  científicos. Contextualização. Ensino de termoquímica.


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