Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, No 6 (2017)

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DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL: FATORES INTRÍNSECOS E EXTRÍNSECOS QUE INTERFEREM NO PROCESSO

Sirlene Prates Costa Teixeira, Sônia Maria Alves de Oliveira Reis

Resumo


Este artigo versa sobre o tema: Dificuldades de aprendizagem no Ensino Fundamental. Como parte de uma pesquisa desenvolvida no período da graduação (licenciatura em Pedagogia)busca apresentar e discutir a interferência dos fatores intrínsecos e extrínsecos na aprendizagem dos alunos de 2º ano do Ensino Fundamental, entendendo intrínsecos como aqueles que são internos ao aprendize extrínsecos como aqueles que são externos ao sujeito, mas que podem interferir em sua aprendizagem. Aborda a questão da dificuldade de aprendizagem, menciona alguns estudos na área. O texto apresenta objetivos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Fundamental.  Enfatiza o insucesso e discute a temática na perspectiva da família, da escola e dos próprios alunos. O referencial teórico tem como base: Smith, Strick (2001); Scoz (1998); Jardim (2001); Gomes, Sena (2002); Resende (2000); dentre outros.

Palavras-chave: Aprendizagem. Ensino Fundamental. Insucesso.


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