Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, No 6 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES

Viviane da Silva Araújo, Uélhia de Jesus Rodrigues, Sandra Alves de Oliveira

Resumo


Este estudo de natureza descritiva e interpretativa, desenvolvido coma participação de cinco coordenadoras pedagógicas da rede municipal de ensino de Guanambi, estado da Bahia, buscou analisar os desafios e contribuições apontados por estas coordenadoras em relação à sua atuação profissional e formação continuada de professores da educação infantil, dos anos iniciais do ensino fundamental e da educação de jovens e adultos. Os referenciais teóricos que embasaram a investigação estão ancorados nos estudos de Alves, Freire, Franco, Lima e Santos, Libâneo, Luckesi, Martins, Pimenta, Placco, Tamassi, Tardif, Vasconcelos. Os procedimentos e instrumentos metodológicos utilizados nesta investigação foram o questionário e o diário reflexivo decampo das pesquisadoras. A análise dos dados obtidos evidenciou a importância do papel do coordenador pedagógico no espaço educativo e no processo de formação continuada de professores. A coordenação pedagógica é fator importante no desenvolvimento dos processos educativos da escola. Nas respostas das cinco coordenadoras participantes desta pesquisa ficou evidenciado que a coordenação pedagógica possui um papel político, social e pedagógico, sendo o coordenador um líder formador de opiniões no espaço escolar. As participantes da pesquisa expõem com exatidão, suas vivências e a forma de contribuição que desempenham nas instituições escolares. Este trabalho nos trouxe conhecimento, contribuiu, sobretudo, para a nossa formação acadêmica no sentido de nos tornamos pessoas críticas para refletir sobre a própria prática. Espera-se com este trabalho mostrar a importância da atuação da coordenação pedagógica na escola e na formação continuada de professores.

Palavras-chave: Coordenação pedagógica. Desafios e contribuições. Formação continuada.

 


Texto Completo: PDF