Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, No 6 (2017)

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O ALUNO SURDO NO ENSINO REGULAR E A FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS (2012 – 2017)

Zildete Soares Aranha Azevêdo, Eliara Cristina Nogueira da Silva Teixeira

Resumo


Este artigo apresenta o estado do conhecimento sobre a inserção do aluno surdo em sala de aula regular e a formação docente, levantado em trabalhos publicados nos últimos cinco anos, período correspondente aos anos posteriores à primeira década da Lei nº 10.436/2002, que instituiu a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como componente curricular conferindo aos surdos o acesso à educação. Nesta perspectiva, o texto que se encontra dividido em três seções, explicita inicialmente as fontes onde foram encontrados os trabalhos analisados, os descritores usados nas buscas e o recorte temporal, trazendo ainda na primeira seção o quantitativo de trabalhos encontrados, relacionando-os às fontes (Anpae e Anped) e aos autores; na segunda seção expõe o que as pesquisas acadêmicas discorrem sobre o tema em questão; e, na terceira e última seção, aponta direcionamentos e/ou possibilidades de condução de novas pesquisas. Conclui-se, pois, das proposições emanadas neste estudo, que apesar de decorridos mais de 10 anos da instituição dos instrumentos legais que garantiram o status linguístico a LIBRAS no Brasil, a realidade que se apresenta no cenário educacional é de escolas que se declaram inclusivas, mas que em seus contextos são exclusivas, por apenas receber o aluno surdo sem profissionais com formação adequada para atendê-los, bem como, sem adequar o espaço escolar e o planejamento pedagógico coerente com a referida especificidade, entre outros, justificando assim a realização de novas pesquisas que possibilitem o redirecionamento de ações para real efetivação da política de inclusão dos alunos surdos no ensino regular.

Palavras-chave: Aluno Surdo. Formação Docente. Produção de Conhecimentos.


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