Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, No 6 (2017)

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CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS SOBRE O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA– PNAIC

Paulo Santos, Leila Pio Mororó

Resumo


O objetivo deste estudo foi elencar parte das contribuições de pesquisadores em torno da política pública, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, implantado em 2012. O PNAIC chama a atenção por ser uma política recente que visa alfabetizar as crianças até os oito anos de idade investindo na formação continuada de professores.É pertinente para tanto, a compreensão acerca do que apontam as pesquisas sobre essa política.  A metodologia utilizada foi a busca online nos bancos de dados disponíveis, a exemplo daAssociação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e Banco de Teses e Dissertações da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES). Os estudos analisados apontam o risco da focalização no contexto daspolíticas públicas. Revelamfragilidades na transposição da proposta inicial do PNAIC. Discutem gerencialismo, descentralização e a urgência da construção de um sistema nacional de educação.

Palavras-chave: Formação continuada. PNAIC. Política pública

 


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